quarta-feira, maio 23, 2018

Yulia Skripal: as primeiras fotos e declaração após o envenenamento

foto @Dylan Martinez / Reuters / Scanpix / LETA
Em 23 de maio, Yulia Skripal, falou publicamente e pela primeira vez após o envenenamento, concedendo uma entrevista à Reuters. O fotógrafo da agência também tirou algumas fotos da Yulia. Antes disso, ninguém tinha visto pai e filha Skripal desde o seu envenenamento no dia 4 de março de 2018.
foto @Dylan Martinez / Reuters / Scanpix / LETA
Agência Reuters informou que contactou Yulia Skripal através da polícia britânica. Yulia se comunicou com jornalistas à partir de Londres, a sua localização exata não é revelada por razões de segurança. Skripal falava com os jornalistas em russo e fez uma declaração manuscrita em inglês e russo. Ela assinou ambos os documentos após fazer a declaração.
A declaração manuscrita da Yulia Skripal em inglês
O ex-coronel de GRU Sergey Skripal e sua filha Yulia foram achados inconscientes na cidade britânica de Salisbury, na tarde de 4 em março de 2018. O Reino Unido declarou que os Skripal foram envenenados pelo agente nervoso “Novichok”, substância militar de guerra química, criada e produzida na URSS.
Yulia antes do envenenamento
As autoridades britânicas acusaram Rússia de envolvimento deste envenenamento e expulsaram mais de 20 diplomatas russos. Medidas semelhantes foram tomadas por vários outros países Europeus e Ocidentais (incluindo Ucrânia); que expulsaram mais de 150 diplomatas russos.

No final de março de 2018 os médicos britânicos informaram publicamente que Yulia Skripal recuperou a consciência. A melhora da condição de seu pai ficou conhecida em abril. Em 18 de maio, Sergei Skripal recebeu alta do hospital.
foto @Dylan Martinez / Reuters | ver mais fotos
O facto de usar agente nervoso nesta situação é chocante. Minha vida ficou virada de cabeça para baixo. Acordando após 20 dias de coma, descobri que ambos fomos envenenados. Tivemos muita sorte por termos sobrevivido à essa tentativa de assassinato. O processo de recuperação foi lento e muito doloroso. Agora estou tentando me acostumar com as mudanças incríveis na minha vida, tanto físicas quanto emocionais. Eu tento viver um dua de cada vez e pretendo ajudar meu pai antes de sua recuperação completa. No futuro, espero voltar para casa ao meu país.

No fim da declaração em frente das câmaras, Yulia se recusou a responder perguntas adicionais.

“NINGUÉM DEVE E NÃO PODE FALAR POR MIM”

O embaixador russo na Grã-Bretanha, Alexander Yakovenko pediu repetidamente um encontro com Yulia Skripal, que na época do seu envenenamento era uma cidadã russa.

“Sou grata à embaixada russa pela assistência oferecida, mas no momento não estou pronta e não quero usá-la”, – disse Yulia Skripal.
foto @Dylan Martinez / Reuters
Como eu disse na declaração anterior: ninguém deve e não pode falar por mim e pelo meu pai, exceto nós mesmos. Eu não quero entrar em detalhes, só vou dizer que o tratamento foi invasivo, doloroso e profundamente deprimente. 

O pai de Yulia recebeu alta hospitalar no passado dia 18 de maio. Em algum momento, os médicos temiam que ambos os pacientes pudessem sofrer danos cerebrais irreversíveis. A condição de Sergei Skripal não é mais avaliada como crítica, informou o Salisbury Hospital.

Sou grata ao pessoal maravilhoso e gentil do hospital em Salisbury, um lugar que se tornou muito próximo para mim. Também sou muito grata à todas as pessoas que nos ajudaram na rua no dia do ataque”, – informou Yulia.

Sem comentários: